Acima de tudo, não perca a esperança!

Copyright 20th Century Fox all rights reserved

Acima de tudo, não perca a esperança!

Dênis Castro – Gestão Lúdika – 11/fevereiro/2020

Conexões Cognitivas Lúdicas leiam, divirtam-se e escutem este conteúdo Especial para você!

Somos amarrados ao medo e abandonamos a felicidade, diante no primeiro não!

Neste momento sabotamos a resiliência, por não ter coragem de reviver nossas histórias, guardadas na criança interior, cuja magia do lúdico ajuda a recuperar essas emoções e a esperança como sonhar e buscar objetivos.

Concordam?

Recorda-se, de quantas vezes compartilhava na sua infância os brinquedos as amigos? Será que, esquecemos essas emoções e gratuidade?

Vamos juntos descobrir como melhorar os ruídos, recuperar esses momentos e jamais perder a esperança?

Serei breve!

Iniciamos com o fantástico As Aventuras de PI, vencedor de quatro Oscars de 2013 (melhor diretor Ang Lee, trilha sonora, fotografia e efeitos especiais), cuja frase do título deste artigo “Acima de tudo, não perca a esperança”, foi tirada do filme e carrego sempre no meu coração, nas atitudes compartilhadas e sensibilidade para melhorar a vida das pessoas.

Trailer compartilhado do canal do Youtube: 20th Century Studios Brasil.

Estamos vivendo num eixo temporal (confira esse artigo), onde existe uma prisão silenciosa interior e não permite sair da Zona de Conforto. Ela fica escondida no lugar mais distante em nossos medos e afastam dos propósitos.

Em as Aventuras de Pi, encontramos quatros pontos interessantes para refletirmos fuga, responsabilidade, confiança e tolerância. Todos amplificados pelos Pensamentos Vazios (confira neste artigo) e como ele desafia a nossa vida em todos os sentidos (perdas emocionais e financeiras).

Primeiro contraste:

Fuga ou Responsabilidade?

Destoa a razão e coloca em cheque nossas atitudes aos semelhantes. Espelhos gerados pelas dores e pressões sofridas no trabalho, família e no dia a dia.

Muitas vezes a fuga é a melhor saída!

Mas, existem soluções para equilibrá-las?

1- Conheça o seu medo e compartilhe com as pessoas, que ama. Uma sinergia de melhora a ambos. Como o jovem Suraj Sharma, que interpretou Pi Patel, enfrentou o tigre Richard Parker, numa situação de extremo pavor, onde a solução era compartilhar seus medos (a cena é belíssima e não tem como não se emocionar).

2- Sente pressões no trabalho e nos cenários vividos. Que tal medir suas atividades e mapeá-las conforme o nível de energia, a ser gasto em cada uma.

3- Veja a possibilidade de inverter algumas atividades.

4- Pegue um papel e caneta, anote as atividades, que vão precisar de maior esforço e energia. Use a sensibilidade para ajudá-lo (respire e visualize o momento como estivesse acontecendo).

5- Com a prática diminuirá os ruídos e equilibrará os pensamentos vazios.

Os benefícios são fantásticos, uma vida mais harmoniosa no eu interior e insights para as dificuldades que virão.

Caso apresente alguma dúvida neste processo lúdico. Por gentileza deixe nos comentários, para ajudá-lo!

Experimente e acredite funciona!

Segundo contraste:

Confiança e tolerância:

Sentimentos, que provocam estragos nas equipes, famílias e outros cenários, cujos pensamentos vazios sorriem para um caos inquietante, sem que perceba.

Eles são amplificados por fofocas e as famosas fakenews (nas mídias sociais). Geram perdas emocionais e destroem propósitos (sonhos e conquistas).

Um desafio atual para todas as gerações e propulsoras de diversas doenças (conheça esse artigo sobre ansiedade e depressão), cujos sintomas são amplificados por uma má alimentação, dormir preocupado pelo dia de amanhã e descuido do corpo.

Saiba, que muitos estão a caminho de um câncer ou suicídio, cujas emoções foram guardadas e não compartilhadas com as pessoas, que amamos, pelo medo de expor os sentimentos.

Não importa idade, sexo e classe social, a fé é perdida em todos os sentidos!

Um pequeno exercício

Quais emoções gostariam, que acontecesse agora com você!

Pare por uns instantes e respire!

1- Pegue dois copos, o primeiro vai deixá-lo cheio de água e outro vazio.

2- Vai dizendo em silêncio suas emoções e distribua a água até sentir-se bem.

3- Procure agregar o perdão (claro, que não sera uma etapa fácil, mas persista!).

4- Repita até, onde sua sensibilidade informar, que estejam equilibradas (dom recebido por Deus, porém esquecido).

5- Tenha coragem, confie nos seus sentimentos, pode ser que nas primeiras vezes, o mesmo não esteja equilibrado, mas com o tempo vai acontecer.

Acredite!

Novamente, caso apresente alguma dúvida neste exercício. Por gentileza deixe nos comentários, para ajudá-lo e levá-lo para sua vida e gestões.

Conheça essa história lúdica!

Certo dia, um jovem foi conversar com seu pai, sobre um amigo, que precisava de ajuda. Após ter escutado a preocupação do filho, pediu para sentar e contou uma história.

Num dia muito ensolarado a beira de um rio numa floresta, estava reunido, uma jovem chamada CONFIANÇA e seu mentor o SR. PERDÃO.

Então o Sr. Perdão num certo momento percebe a jovem Confiança triste e preocupada e questiona. O que aconteceu? Ela abaixa a cabeça e enxuga os olhos dizendo. “Nada que eu fale para ele, muda! Indiquei diversões para ele como subir na árvore, nadar e palavras motivacionais. Mesmo assim o rapaz, que conheci chamado MEDO contínua a sofrer. Depois de escutá-la o Sr. PERDÃO com uma sensibilidade abençoada por Deus, respirou, pensou, olhou para águas no rio e suavemente como a brisa toca na face, suspirou novamente e declamou! Confiança, ele só vai melhorar, quando internamente aprender a perdoar, amar o próximo, a si mesmo e a vida. Quando acontecer, ele será conhecido como o rapaz, que carrega a ESPERANÇA

Consegui ajudá-lo? Como esta seu copo? O que gostaria de tirar e substituir, para manter a sua esperança?

Convido a conhecer o portal da Gestão Lúdika e nosso parceiro a FatorSYN, com blogs e mentorias pontuais para melhorar as relações emocionais pela aplicabilidade do lúdico.

“Podemos criar pomares, onde eles não existem!”.

Siga-nos no Linkedin, Instagram, FacebookYoutube.

Venha ser lúdico conosco!

Gratidão pela atenção e tomara Deus, abençoe os vossos propósitos e sonhos.

Grande abraço no coração!

Dênis Castro, Cineasta, Gestor de Projetos, Especialista e Consultor Lúdico para Empresas, Escolas e Negócios, Palestrante e Professor. Vivência com mais de 20 anos em Gestão de Projetos ao propor um trabalho diferenciado em utilizar os conhecimentos lúdicos das conexões cognitivas e mapeá-las.

Idealizador do portal lúdico da Gestão Lúdika, com objetivo de ajudá-lo a conectar, no que foi deixado de melhor “nossos dons” e torná-los melhores nas gestões e na vida.

Convido também a participar do nosso grupo no Linkedin – Gestão de Projetos interligando as Conexões Cognitivas (emoções enviadas/recebidas) nas empresas e equipes, e juntos disseminarmos o conhecimento com reflexões incríveis e valiosas a partir dos olhares do todo.

Este espaço é nosso para compartilhar emoções e insights e ajudarmos mais pessoas na caminhada do saber! 

Topa!

Pegue aqui seu tickek lúdico!

Este conteúdo, encontra-se também no blog do portal da Gestão Lúdika e na FatorSYN.

Obrigado
Dênis Castro
Especialista Lúdico na Gestão Lúdika – Gestor de Projetos

Artigos e Posts da Gestão Lúdika

Sobre o Autor:

Nos ajude, compartilhe:

Estamos à disposição, conte conosco!

Nossas Mentorias

O que achou deste conteúdo?

Nos ajude, compartilhe:

Estamos à disposição, conte conosco!