Como a Persistência mantém as redomas emocionais abertas aos propósitos

http://esseepankki.tiimiakatemia.fi/tahdonvoiman-kayttoohje-3/

Como a Persistência mantém as redomas emocionais abertas aos propósitos

Dênis Castro – Gestão Lúdika – 06/Janeiro/2020

Conexões Cognitivas Lúdicas leiam, divirtam-se e escutem este conteúdo Especial para você!

Os dias prósperos não vêm por acaso; nascem de muita fadiga e persistência. Henry Ford

A frase de Ford é uma declaração de força e resistência, onde nem o cansaço ou as perdas emocionais fizeram Ford desistir. Ao mesmo tempo, ensina como a persistência é um fator cognitivo ao buscar os sonhos desenhados.

Ford provoca sobre as redomas emocionais “desistir ou continuar”?

Assistimos diversas vezes nossas esperanças deslizar pelos dedos, onde sentimos sem chão e as forças consumidas por não acreditar, no que esta sendo feito, cujas emoções cognitivas ficam confusas e perdidas.

Mas, como alinhar essas conexões cognitivas aos nossos propósitos diante as redomas emocionais?

Chegamos ao último coeficiente da equação cognitiva, onde vai ajudá-lo a entender se os propósitos desenhados estão correlacionados como as emoções colocadas nas redomas emocionais.

Como mencionado nos três artigos anteriores, em que apresentamos os coeficientes desta equação (vocêdoação e resiliência) e agora a persistência, fator determinante para nivelar, o quanto acreditamos e realizamos aos semelhantes e deles reverberá em nós.

Para elaborar essa equação cognitiva, recorri a uma técnica usada em roteiros na construção dos personagens. Descrevemos as características psicológicas, como brilhantemente Platão e Aristóteles, referencia sobre as emoções cognitivas (percepção, memórias afetivas, imaginação, pensamentos, discernimento entre outros), ou seja, propõe a busca pelo conhecimento a partir da colaboratividade das emoções ao próximo.

Vamos conhecer a Equação Cognitiva?

Equação Cognitiva

Aplicando a equação cognitiva idealizada pela Gestão Lúdika?

Como Platão e Aristóteles, propõe sobre nossas emoções cognitivas, devemos procurar nos conhecer melhor e validar os propósitos diante dos desafios a serem enfrentados.

Para essa premissa, elaborei 5 (cinco) perguntas pontuais adaptadas pelas experiências lúdicas refletidas (existem outras e fazem parte do nosso diagnóstico cognitivo), em que utilizamos para ajudar as empresas, gestões e na sua vida.

Serão atribuídos valores de 0 a 10 pontos para cada pergunta, nos coeficientes cognitivos desta equação como no quadro abaixo.

Quadro dos Coeficientes Cognitivosvalores atribuídos pela experiência lúdica.

Quadro dos Coeficientes Cognitivos

Seja sincero nas respostas no quadro (Perguntas x Propósitos), onde vai ajudá-lo a descobrir como melhorar as conexões cognitivas e os pensamentos estão correlacionados com os propósitos estabelecidos.

Perguntas Cognitivas x Propósitos:

Perguntas Cognitivas x Propósitos

Após ter preenchido com valores de 0 a 10 pontos, conforme o quadro dos Coeficientes Cognitivos). Aplique a equação cognitiva em cada pergunta para obter os resultados individuais das emoções vividas atualmente, onde vai ajudá-lo a construir um ano espetacular.

Uma observação importante:

Nas colunas Você, Doação, Resiliência e Persistência, vai informar valores conforme a tabela dos coeficientes cognitivos.

Exemplo:

1- Na coluna Você, informará valores, de quanto está envolvido ao projeto ou propósito (ótimo, muito bom, bom, regular e preciso estudar mais sobre o projeto).

2- Na coluna Doação, informará valores, que envolve perdoar algo em você ou alguém, para chegar o projeto ou propósito apresentado (ótimo, muito bom, bom, regular e preciso estudar mais sobre o projeto).

3- Na coluna Resiliência, informará valores, caso o projeto ou propósito a ser desenvolvido, precisou de rever algo deste do princípio ou até ter esquecido o projeto ou propósito anterior (ótimo, muito bom, bom, regular e preciso estudar mais sobre o projeto).

4- Na coluna Persistência, informará valores, caso o projeto ou projeto a ser desenvolvido, precisou de uma persistência maior para chegar ao ponto que idealizou, como não desistir dos sonhos (ótimo, muito bom, bom, regular e preciso estudar mais sobre o projeto).

Lembre-se, você é a chave de seu sucesso.

Quadro das Redomas Emocionais:

Quadro das Redomas Emocionais

Cada uma das respostas, representam um resultado cognitivo, e também apresenta o nível de comprometimento aos propósitos.

A ideia é propor questionamentos ao “eu interior”, quanto as atitudes praticadas nos semelhantes e por seguinte refletidos em nós, cujos espelhos reverbera nas lentes (limpas ou sujas).

Além disso, os resultados alcançados, vão permitir enxergar, o quanto estamos comprometidos com nossos sonhos.

Cada etapa desenhada os números podem mudar por novas percepções e sensibilidade agregadas diariamente como espelhos (semelhantes e você).

Vamos a um exemplo prático e ajudá-los nesta equação cognitiva?

1- Adote valores conforme os coeficientes cognitivos (Quadro dos Coeficientes Cognitivos e Perguntas Cognitivas x Propósitos)

2- Aplique a fórmula da equação cognitiva em cada pergunta com os coeficientes cognitivos informados.

3- Compare os resultados alcançados com o quadro das Redomas Emocionais.

Exemplo:

Exemplo calculando a equação cognitiva

Explicando:

Neste exemplo, após calcular o índice das Redomas Emocionais, consulte o resultado no quadro das Redomas Emocionais, cujo valor foi de 2,57.

Ao verificar este índice calculado, encontramos o status “A caminho” e “Equilibrado“.

Desta forma, abre uma reflexão, como ilustrada na capa deste artigo, de que não devemos desistir jamais dos propósitos por estar no caminho certo e também ficar atento às redomas emocionais e nos sinais cognitivos ao redor.

Mas, caso o resultado seja incoerente, não quer dizer, que esteja totalmente errado, mas pede atenção nas emoções cognitivas apuradas. Um convite para rever alguma informação não avaliada em relação a sua redoma emocional, reavalie o estudo.

Essa equação cognitiva, pode ser usada em todos os cenários, como validar um trabalho, uma emoção recebida de um conflito ou outras situações, cujas emoções se tornam um desafio para cumprir uma etapa a ser vencida e ao mesmo tempo compreender como a Redoma Emocional (pensamentos vazios e eu interior) interfere no sucesso dos propósitos.

Tomara, que aplicabilidade desta equação seja compartilhada a todos!

E aí, o que achou dos resultados alcançados ao aplicar a equação cognitiva e validar seus propósitos? Deixo-nos saber colocando suas impressões nos comentários, assim podemos ajudar a mais pessoas. Obrigado.

Nós da Gestão Lúdika, agradecemos sua audiência nos artigos, posts, vídeos e podcasts compartilhados.

Nosso propósito é levar a cultura colaborativa a todos.

Não somos donos do conhecimento e sim co-participativos em propor a visão do Todo.

Podemos ser melhores, quando agregamos a premissa de compartilhar o saber, se jogue!

Todos esses ensinamentos, estão à sua disposição para ajudá-los nas empresas, bem como, nas equipes ao melhorar o estado de “Ser”.

Conheça nosso diagnóstico cognitivo e descubra, em que nível encontra-se suas redomas emocionais?

Espero você nos comentários para ajudá-los!

Esse artigo e outros estão disponíveis nas mídias sociais.

Quero fazer um convite a você, nos ajude convidando seus amigos a inscreverem no canal da Gestão Lúdika no Youtube (atualmente estamos com 44 inscritos)

Assim o Youtube, vai entender, que o conteúdo é de qualidade e foi validado pelos amigos, gerando autoridade nos temas conectivos e nas abordagens pela busca de melhorar o saber.

Convido a conhecer também o portal da Gestão Lúdika, com blogs e mentorias.

“Podemos criar pomares, onde eles não existem!”.

Siga-nos no instagram linkedin e venha ser lúdico conosco!

Gratidão pela atenção e tomara Deus abençoe os vossos propósitos e valide-os com a equação cognitiva!

Vamos juntos nesta caminhada do saber e compartilhar o melhor que temos, nossos dons!

Grande abraço no coração!

Dênis Castro, Cineasta, Gestor de Projetos, Especialista e Consultor Lúdico para Empresas, Escolas e Negócios, Palestrante e Professor. Vivência com mais de 20 anos em Gestão de Projetos ao propor um trabalho diferenciado em utilizar os conhecimentos lúdicos das conexões cognitivas e mapeá-las.

Idealizador do portal lúdico da Gestão Lúdika (experimente e conheça os nossos propósitos e metodologia, cujo objetivo é ajudá-lo a conectar, no que foi deixado de melhor “nossos dons” e torná-los melhores em suas gestões e na vida.

Convido também a participar do nosso Grupo Sensorial no Linkedin, disseminar o conhecimento para gerar reflexões incríveis. Pegue aqui seu ticket.

Este conteúdo encontra-se no blog do portal lúdico www.gestaoludika.com.br.

Obrigado
Dênis Castro
Especialista Lúdico na Gestão Lúdika – Gestor de Projetos

Deixe um comentário

Artigos e Posts da Gestão Lúdika

Sobre o Autor:

Vivência com mais de 20 anos com Gestão de Projetos e Consultor. Atuou em diversos segmentos, rede de franquias, restaurante e corretora de seguros entre outros, foco na implantação, coordenação, gerenciamento e desenvolvimento de novos modelos de negócios.

  Autor: Dênis Castro

  CEO da Gestão Lúdika - Gerente de Projetos com Técnicas Lúdicas | Gestão Empresarial | Speaker Lúdico | Professor | Cineasta

Conhecimento prático nos diagnósticos da gestão, mapeamento de processos (tempo, recursos, custos e riscos), análises de KPI´s para correções e ajustes operacionais. Formação em Cinema, Televisão e Mídia digital, que permite ter um foco estratégico nas atividades

  Autor: Dênis Castro

  CEO da Gestão Lúdika - Gerente de Projetos com Técnicas Lúdicas | Gestão Empresarial | Speaker Lúdico | Professor | Cineasta

aos clientes (diagnósticos, análise de processos administrativos e operacionais), identificação dos Riscos Positivos (individuais e empresa) com acompanhamento do controle dos desempenhos e resultados efetivos. Estuda, desenvolve e aplica a metodologia da

  Autor: Dênis Castro

  CEO da Gestão Lúdika - Gerente de Projetos com Técnicas Lúdicas | Gestão Empresarial | Speaker Lúdico | Professor | Cineasta

Gestão Lúdika ao propor a prática da gestão positiva nos projetos na importância do bem-estar das equipes, times e colaboradores, na adoção da Economia Compartilhada. Propõe Bate-Papos Lúdicos nas empresas para melhorar a todos na equipe por meio da Gestão Lúdika.

  Autor: Dênis Castro

  CEO da Gestão Lúdika - Gerente de Projetos com Técnicas Lúdicas | Gestão Empresarial | Speaker Lúdico | Professor | Cineasta

Professor e instrutor em entidades, associações e colégios, com mais de 15 anos de atuação.

Pós-Graduado em Gerenciamento de Projetos, Melhores Práticas do PMI com ênfase na Administração.

  Autor: Dênis Castro

  CEO da Gestão Lúdika - Gerente de Projetos com Técnicas Lúdicas | Gestão Empresarial | Speaker Lúdico | Professor | Cineasta

Nos ajude, compartilhe:

Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no print
Impressão

Estamos à disposição, conte conosco!

Nos ajude, compartilhe:

Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter

Estamos à disposição, conte conosco!