

Dênis Castro – Gestão Lúdika – 02/Junho/2020
Um dos maiores desafios do século XXI, é sem dúvida a má comunicação, situação encontrada nos diversos cenários e ambientes profissionais.
Em se tratando de ambientes de equipes a má comunicação tem um poder destruidor, podendo deixar equipes desamparadas e limitando desenvolvimento pessoal e profissional de colaboradores.
Uma das ferramentas, que observo e podem amenizar ou corrigir o problema da má comunicação é a disseminação da auto responsabilidade, em conjunto com a necessidade de se aprender a trabalhar com as tecnologias presentes.
Primeiro, o que é auto responsabilidade e como ela pode influenciar no dia a dia.
Dentre as definições existentes, destaco a citação da Terapeuta Yvianne Nunes F. Takeda, publicado no portal do Pensador.
É a capacidade de assumir os erros (janela aberta), ajudar as pessoas em momentos bons ou ruins, no que pode acontecer, espelhos também conhecida como Ação e Reação, cujo resultado vai depender de como estou conectado e envolvido com o objetivo a resolver.
Para exemplificar a auto responsabilidade, podemos utilizar como exemplo a prova de revezamento 4×100, em que os atletas do atletismo correm em raias respeitando seus adversários ao lado e cada competidor tem a responsabilidade de passar um bastão ao próximo e como isso é feito pode interferir no sucesso ou fracasso de todos.
Imagina quanto tempo dedicaram para alcançar a velocidade necessária e sincronismo em passar o bastão. Agora o que aconteceria se um bastão cair no chão ou tropeçar na passada, tudo que foi treinado é perdido.
Um exemplo atual e vivenciado, encontra-se no uso de máscaras, distanciamento de dois metros e uso do álcool gel.
Antes deste evento, quantas pessoas saíam para trabalhar usando esses cuidados?
E agora a auto responsabilidade, convida a cuidar do semelhante e de você.
Uma má comunicação pode muito bem funcionar no envio de mensagens, como numa situação de que não precisam usar mais essa proteção, em consequência coloca a saúde de todos em risco.
Não compreender a auto responsabilidade, tornam os desafios ainda maiores e complexos na comunicação, equipes perdidas e movendo-se em lâminas prontas que podem quebrar como acontece nos negócios a caminho do sucesso ou não.
Em suas atitudes diárias, vocês conseguem assumir está auto responsabilidade, e propor uma comunicação mais coesa e concisa a todos?
Transformando ações e atitudes com o Lúdico!
Embora realizar um bate-papo lúdico on-line.
Siga-nos no Linkedin, Instagram, Facebook, Twiter e Youtube, nos podcasts (spotfy, deezer, itunes e soundcloud).
Obrigado
Dênis Castro
Especialista Lúdico e Consultor | Gestor de Negócios ! Gestor de Projetos | Professor | Cineasta | Como posso ajudá-lo?
Vivência com mais de 20 anos com Gestão de Projetos e Consultor. Atuou em diversos segmentos, rede de franquias, restaurante e corretora de seguros entre outros, foco na implantação, coordenação, gerenciamento e desenvolvimento de novos modelos de negócios.
Conhecimento prático nos diagnósticos da gestão, mapeamento de processos (tempo, recursos, custos e riscos), análises de KPI´s para correções e ajustes operacionais. Formação em Cinema, Televisão e Mídia digital, que permite ter um foco estratégico nas atividades
aos clientes (diagnósticos, análise de processos administrativos e operacionais), identificação dos Riscos Positivos (individuais e empresa) com acompanhamento do controle dos desempenhos e resultados efetivos. Estuda, desenvolve e aplica a metodologia da
Gestão Lúdika ao propor a prática da gestão positiva nos projetos na importância do bem-estar das equipes, times e colaboradores, na adoção da Economia Compartilhada. Propõe Bate-Papos Lúdicos nas empresas para melhorar a todos na equipe por meio da Gestão Lúdika.
Professor e instrutor em entidades, associações e colégios, com mais de 15 anos de atuação.
Pós-Graduado em Gerenciamento de Projetos, Melhores Práticas do PMI com ênfase na Administração.
Este post tem um comentário
Pingback: Desenvolvimento Pessoal, por que as mudanças são inevitáveis