Podcast Sensorial - Prática da Autoeficácia nas atividades diárias

Como trabalhar a Persistência diante da prática da Autoeficácia nas suas equipes?

Dênis Castro – Gestão Lúdika – 26/11/2019

Conexões Cognitivas Lúdicas leiam, divirtam-se e escutem este conteúdo Especial para você!

Meus amigos, vocês conhecem o termo Autoeficácia e como aplicá-la diariamente em suas gestões e aprimorar aos recursos humanos?

Bem-vindo ao Frame Lúdico (podcast sensorial) da semana e tomara a Deus, agregue o discernimento em suas conquistas.

Segundo o psicólogo americano Albert Bandura, a Autoeficácia é a crença que a pessoa tem sobre a capacidade de alcançar o sucesso conforme a atividade desenvolvida.

Neste mundo globalizado e tecnológico, somos testados constantemente com a prática da Autoeficácia e pode nos transformar em vencedores, defronte às adversidades atuais (recrutamento de pessoas, conquista de um emprego, promoção no trabalho, aprovação de um projeto e tomar uma decisão importante etc).

No Frame Lúdico anterior, chegou a ouvir ou assistir, viajamos para 1932 e aprendemos sobre universo cômico e sensacional dos comediantes Stan Laurel e Oliver Hardy ao agregar a persistência, premissa desafiadora para os dias atuais, cujo objetivo é encantar e fidelizar os seus clientes.

Mas, a persistência somente por si própria, não sustenta-se sozinha, precisamos ter um totem para equilibrar tais ações, onde os pensamentos vazios minam os propósitos, que desenhamos para nossas vidas e por lapso do tempo ou uma falta de concentração tudo é perdido como pegadas na areia.

Essa sustentação chama-se Autoeficácia, termo idealizado por Bandura e altamente replicado pelos esportistas mundiais, como Karl Lewis, Michael Jordan, Ayrton Senna, Michael Schumacher, Oscar Schmidt, Maria Esther Bueno, Gustavo Kuerten, Nelson Piquet, Edson Arantes Filho (Pelé), Serguei Bubka e os recentes Usain Bolt e Lewis Hamilton, tornando-se exemplos de superação entre outros.

As atitudes realizadas por estes esportistas precisam ser agregadas nas empresas e nos negócios, onde os resultados alcançados foram o sucesso a partir das perdas ou fracassos.

Uma das peculiaridades, que envolvem o lúdico é agregar a Autoeficácia na parte sensorial, emocional nas equipes e na aplicabilidade da solução dos problemas, cujo vértice destoa por não compreender, o que nossos colegas e amigos de trabalho vem realizando no dia a dia em suas tarefas.

Para ilustrar essa correlação entre o lúdico e a ciência da Autoeficácia, convido a entrar no trenó de gelo no filme Jamaica Abaixo de Zero (1993), produção da Walt Disney Pictures, dirigido pelo especialista em aventuras Jon Turteltaub (A Lenda do Tesouro Perdido 1, 2, Aprendiz de Feiticeiro e outros) e interpretado pelo brilhante e incrível John Candy (Antes só do que mal acompanhado, SOS, Tem um Louco no Espaço, Esquecerem de Mim e outros).  

Ao assistirem Jamaica Abaixo de Zero, serão imersos numa história inspirada em fatos reais e descobrirão como uma equipe de bobsleigh (trenó de gelo) chegaram nas Olímpiadas de Inverno de 1988, no Canadá, a partir das derrotas amplificadas pelos Pensamentos Vazios e desconectado do Eu Interior.

Sem spoilers, caso não tenha visto, vale a pena assisti-lo para ajudá-los em suas gestões, onde propõe reflexões importantes para agregar a Autoeficácia nas equipes.

Mas, deixarei algumas pistas reflexivas encontradas no filme:

1- Gestão de Tempo, aproveite cada minuto, que tem na sua vida, onde não existe uma forma de apertar o botão voltar, mas sim revivê-la em outro momento da vida pelas lições aprendidas.

2- Valorize os dons e qualidade de suas equipes, caso existem erros, conversem e peça aos seus colaboradores para compartilharem suas experiências e ajudar quem precisa deste auxílio.

3- Pratique a sensibilidade em saber ouvir, onde nos torna mais fortes e conectado ao Eu Interior, cujo o perdão é a ponte para conectar a todos na equipe.

Agora, pense um pouco!

Vocês preferem uma equipe alinhada ao propósito ou destoado dele?

Esse propósito de equipes unidas, onde não existem um chefe ou líder, mas sim vencedores, como brilhantemente Jamaica Abaixo de Zero, ensina com cases incríveis de como superar o medo, ansiedade e até depressão pelas derrotas seguidas.

Então, convido a você, estudar os seus medos, mapeá-los e dar um direcionamento na vida, nas gestões e nas equipes, onde o propósito maior é a visão do todo e não o Eu solitário, algo que não funciona com Autoeficácia.

Caso tenha interesse, a Gestão Lúdika, trabalha a aplicabilidade da Autoeficácia pelo olhar lúdico e sensorial, na arte de contagiar as equipes e traçar metas para alcançá-las, como no último encontro quando agregamos a Inteligência Emocional com as crianças da Escola Cecon, contagiando-as e mostrando os valores para o meio em que vivem.

Experimente e descobrirá os benefícios com essa prática.

Já imaginou ter esses trabalhos cognitivos nas suas empresas, vamos conversar e planejar juntos um 2020 lúdico para muitas conquistas em suas equipes e gestões.

Reserve seu ticket!

Caso tenha gostado deste podcast sensorial (Frame Lúdico), compartilhe essa proposta para ampliarmos essa visão lúdica aos seus amigos.

Esse Frame Lúdico e os anteriores estão disponíveis também nos canais digitais em podcast (SoundCloud,  SpotfyItunes, Deezer, Youtube, Twitter, Pinterest, Instagram e Facebook), como também no portal da Gestão Lúdika.

Vamos ao nosso contato sensorial da semana e compartilhar o saber!

Como trabalha a persistência diante da prática da Autoeficácia para suas equipes?

Aguardem na próxima semana, nosso Fade Lúdico artigos transformadores.

Se gostou do último, cuja temática foi filme Coringa

Neste próximo com certeza vai provocar e criar desconforto pelas reflexões e inquietações encontradas no texto.

Siga a Gestão Lúdika e torne seus dias melhores e se possível visite nosso portal lúdico.

Siga-nos também nas mídias sociais!

Já imaginou ampliar essas reflexões nas Empresas e negócios junto com a Gestão Lúdika ao aplicarmos a Autoeficácia.

Este post encontra-se também no Linkedin.

Não temos a intenção de desrespeitar os direitos autorais pertencentes a Walt Disney Pictures e Buena Vista Pictures,

Obrigado.
Dênis Castro
Gestão Lúdika

#Autoeficácia #FrameLúdico #WaltDisney #JamaicaAbaixodeZero #DênisCastro #GestãoLúdika

Artigos e Posts da Gestão Lúdika

Sobre o Autor:

Nos ajude, compartilhe:

Estamos à disposição, conte conosco!

Nossas Mentorias

O que achou deste conteúdo?

Nos ajude, compartilhe:

Estamos à disposição, conte conosco!