Temos Inteligência Emocional para conviver com o caos?

Copyright Warner Bros. all rights reserved

Temos Inteligência Emocional para conviver com o caos?

Dênis Castro – Gestão Lúdika – 16/Março/2020

Conexões Cognitivas Lúdicas leiam, divirtam-se neste conteúdo Especial para você!

Então, por que continuamos a cometer os mesmos erros, sobre as emoções compartilhadas dentro de um caos, que cresce exponencialmente a todo momento.

Inúmeros são os conteúdos produzidos sobre coronavírus, também conhecido como Covid 2019.

Podem pensar não aguento mais isso! Quando vai parar!

De minha parte, o que irá ler não envolve apenas ao vírus.

O contexto vai além, ao referir-se sobre as emoções e melhorar o estado de Ser!

Peço um voto de confiança!

Não vou decepcioná-lo!

Embora para o conteúdo lúdico e a reflexão para a semana!

Como seria sensacional, se tivéssemos um comportamento mais humanizado e preocupado com os semelhantes, como propõe o Phd Daniel Goleman, considerado o pai da Inteligência Emocional.

Acompanhe este pequeno trecho, retirado do livro Inteligência Emocional, A Teoria Revolucionária, que redefine o que é ser Inteligente da Editora Objetiva. em que Goleman mostra como as emoções interferem nas atitudes compartilhadas e na melhoria do estado do ser, a partir das ações propostas por um motorista de ônibus.

Era verão em Nova York e, naquela tarde, fazia um calor sufocante, insuportável. As pessoas andavam pelas ruas mal-humoradas, em visível desconforto. Na avenida Madison, peguei um ônibus para voltar para o hotel. Ao entrar, fui surpreendido com a saudação que veio do motorista: “Oi, como vai? ” Esse homem negro de meia-idade e largo sorriso repetiu a mesma saudação a todos os outros passageiros que foram entrando ao longo do percurso no denso tráfego do centro da cidade. Todos, como eu, se surpreendiam, mas, porque estavam com o humor comprometido pelas condições climáticas do dia, poucos retribuíram o cumprimento.

Daniel Goleman

À medida que o ônibus se arrastava pelo traçado quadriculado do centro da cidade, porém, uma transformação mágica foi gradativamente ocorrendo. Para nosso deleite, o motorista encetou um animado comentário sobre o cenário à nossa volta: havia uma liquidação sensacional naquela loja, uma exposição maravilhosa naquele museu, já souberam do novo filme que acabou de estrear ali na esquina? O prazer dele com a riqueza de possibilidades que a cidade oferecia contagiou a todos. Ao descerem do ônibus, as pessoas já haviam se despido da couraça de mau humor com que tinham entrado, e, quando o motorista lhes dirigiu o sonoro “Até logo, tenha um ótimo dia! ”, todas lhe deram uma resposta sorridente.

Daniel Goleman

Os ensinamentos detalhados no livro Goleman, mostra a necessidade de não somente aprender a lidar com as emoções, mas sim doar-se ao próximo, principalmente, naqueles, que jamais estariam no seu ciclo de amizade, em destaque no trecho acima.

Seria sensacional, viralizar essas emoções!

O que acha?

Já imaginaram?

Mas, continuamos a cometer os mesmos erros, sobre as emoções compartilhadas dentro de um caos, que cresce exponencialmente a todo momento.

Atualmente, o mundo enfrenta a proliferação do Covid 19!

Mas existem um desafio antigo, que insiste a continuar, como a falta de solidariedade e não preocupar-se com os semelhantes, destaque para a Empatia Social – solução para vencermos essas barreiras.

Então, o que fazer para mudar esse cenário?

Vamos ao lúdico encontrar estes espelhos, e quem sabe possa ajudar em possíveis sugestões nesta inquietação!

Como especialista lúdico, procurei uma obra cinematográfica, que expressasse o momento atual vivido e como sempre o cinema antecede possíveis problemas.

Um prelúdio para o caos, onde assistem e depois cai no esquecimento.

Veja por exemplo as lições encontradas em outras obras visuais, e podem ler ou conhecer esses conteúdos questionadores.

ParasitaTema: Como transformar líderes e gestores em espelhos cognitivos nas suas equipes

CoringaTema: Sua vida encontra-se como um iceberg solto em alto mar derretendo e desaparecendo

As Aventuras de PiTema: Acima de tudo, não perca a esperança!

Na animação Pequena Loja de SuicidasTema: Por que afastamos dos propósitos e destruímos os sonhos?

Todos têm a premissa de questionar de como lidar com o caos e aplicar a Inteligência Emocional, claro nos respectivos prismas e contextos.

Nestes conteúdos apresentados não encontrarão críticas ou spollers dos filmes, pelo contrário é um convite para uma viagem do conhecimento e reflexão (melhoria do estado de Ser), em que existem contextos não visualizados e depois podem rever e conferir no filme a inquietação referenciada.

São conteúdos próprios, e fazem parte de minhas percepções, da minha experiência de vida, no trabalho e captados no dia a dia.

Como vamos conversar sobre o filme Contágio e os questionamentos no tema deste artigo.

Contágio é uma produção de 2011 pela Warner Bros e dirigido por Steven Soderbergh, talentoso na composição dos diálogos e criativo nas cenas de tensão como nas obras (Doze Homens e um Segredo, Doze Homens e outro Segredo, Solaris e vencedor do Oscar de direção em 2000 por Traffic) entre outros filmes.

Destaque para as surpresas desenvolvidas pelo sensacional roteirista Scott Z. Burns (Ultimato Bourne, O Informante e em breve no novo 007 Sem Tempo para Morrer, que foi adiado para Novembro de 2020, devido ao Covid19).

O elenco de Contágio é de primeira classe, Matt Damon (Perdido em Marte, Ford v Ferrari etc), Judd Law (A.I Inteligência Artificial, Capitã Marvel etc), Laurence Fishburne (Matrix, Homem Formiga e a Vespa etc) e a vencedora do Oscar Kate Winslet por O Leitor em 2009.

O filme mostra a progressão de um vírus (qualquer semelhança com Covid 19), não é mera coincidência, e existem pontos, que interligam a história com os cenários assistidos neste mundo globalizado e apresentado nos diversos canais de comunicações atuais.

Porém Soderbergh, provoca muito mais, sobre as atitudes tomadas e a busca pela sobrevivência no caos, que poderia ser evitado, cuja falta da inteligência emocional transforma as pessoas em animais irracionais, do que racionais nesta metáfora de Soderbergh e nos desvios tomados.

Somos os criadores de nossos problemas!

Gratidão ao canal no Youtube da Warner Bros pelo trailer.

Devido a essa afirmação, temos, que ter a coragem de nos unir, e lidar com as emoções ao compartilhar o saber – fatores essenciais para evoluirmos e equilibrar os pensamentos vazios, presente diariamente em nossas vidas.

Claro, que a histeria encontrada no filme Contagio, como na tentativa de manter o caos distante e a busca pela cura, mostra como é volátil e esquecemos, quem somos ao fazer uso da violência e na luta incessante por um benefício próprio, e compartilhar um caos a beira de um colapso devastador.

Graças a Deus, até o momento não assistimos, as cenas demostradas no filme!

Porém não conseguimos evitar as Fakenews, nas mídias sociais em compartilhar inúmeras noticias sem pé sem cabeça, cujo objetivo é gerar audiência e criar um pseudo pânico, dos quais se tornam especialistas em proferir o caos.

Será, que temos Inteligência Emocional, quando estamos no caos e porque não investigamos as notícias, que surgem diariamente nos comunicadores ou nas mídias sociais?

Tais questões denotam como o caos compartilhado em Contagio vai além do limite, cuja busca por um equilíbrio emocional é desafiador e contrastante.

Insisto, precisamos nos unir e observar os cuidados necessários para ajudar um ao outro.

Daqui a pouco o pico da propagação do vírus, diminuirá e a vida retornará no ritmo normal com um caos mais equilibrado.

Mas, e depois, que a pandemia passar, quais lições vão ficar?

E como vamos lidar com as próximas?

Senão aprendermos com o cenário atual, podem se tornar uma loucura sem precedente, como Contagio mostra, a procura desesperada nos mercados para estocar comidas devido ao medo.

Em algumas cidades esse evento vem acontecendo!

O grande desafio da Covid 19, envolve a imunidade e manter-se bem, isoladamente, emocionalmente e saudável, conforme orientações dos médicos especialistas (confira neste neste link), com vídeos sobre o coronavírus, perguntas e respostas. Vale cada minuto!

1- Mantenha seu corpo bem e saudável ao cuidar da imunidade e faça uso de líquidos;

2- Lave sempre bem as mãos;

3- Faça uso do álcool gel;

4- Evite os cumprimentos e mantenha uma certa distância. Não magoará as pessoas e sim dará qualidade de vida a elas;

5- Proteja seus familiares idosos e grávidas, mesmo que seja necessário afaste e logo vai passar essa epidemia, onde poderá abraçar e curtir lindos momentos;

6- O isolamento social é a melhor cura, como os médicos especialistas informam;

7- Gestores e líderes usem da sua sensibilidade ao incentivarem seus colaboradores neste momento. Se possível orientem a trabalhar em home-office ou em escalas para não entrarem em fluxo com grandes aglomerações – diversas empresas estão fazendo.

Como vem acontecendo no mundo nos inúmeros eventos adiados, nas provas da fórmula 1, shows, espetáculos, teatros, parques, gravações de filmes e séries adiado pelos estudos de cinema e streaming, no futebol e outros esportes

Essas prevenções, vão ajudar a diminuir um colapso nas unidades de saúdes!

Cabe a nós ter uma consciência mais presente, diante aos semelhantes, não somente para os vírus, mas aos riscos no geral, e aprender como a Inteligência Emocional agrega, onde o vírus torna-se menor diante das nossas atitudes.

Dentre os eventos apresentados e a pandemia anunciada pela OMS, o maior problema da proliferação somos nós e precisamos agregar essa percepção e jamais ignorar.

Mas existe um vírus maior e desafiador nos dias atuais, como a falta de solidariedade, a soberba, aproveitar das emoções das pessoas, o preconceito e outras incoerências, que afastam a empatia social dos cenários vividos.

Todos os dias, assistem atitudes, que podem gerar um caos, sem perceber, no que vai acontecer depois!

1- Idosos em pé assistem jovens sentados num ônibus ou trem, parecem velhos com seus fones de ouvidos e fingem não ser com eles.

2- Numa fila do caixa com carrinho cheio não atentam, para quem está atrás com poucos produtos.

3- Em tempo de chuva, quem anda a pé, precisa ficar de olho nos veículos, para não molharem com água suja.

Entre outras atividades.

Além dos cenários mostrados, quais eventos percebem essa falta da empatia social, esquecida ou deixada de lado?

Nossa vai ser sensacional ler seus comentários!

Infelizmente essas ações repetem-se diariamente!

A Inteligência Emocional não é praticada, e rasgam da cartilha a empatia social tornando-a inexistente!

Senão atentar para uma empatia social urgentemente! Como ficará a gentileza e a gratidão?

As pessoas vão continuar empoeiradas, vivendo dentro de num baú sem oportunidades para sorrir, tristes e doentes, não por um vírus, mas pela incoerência, que destrói sonhos, geram a depressão, ansiedade a caminho para um caos social desafiador o suicídio.

Quantos diariamente, vem tirando suas vidas ou tentando!

Simplesmente pela falta da Inteligência Emocional aos semelhantes e vai além, do que afirmam sobre os padrões comportamentais.

Praticar a Inteligência Emocional nas equipes é urgente como na vida e nas famílias!

Porém vai depender de quanto tempo dedica-se a compartilhar e doar-se, onde começa nos lares.

Qual legado vai deixar, ensinar e propor?

1- Quanto tempo dedicam aos filhos e o que eles fazem, quando estão sozinhos em casa?

2- Acompanham os filhos na internet e no rendimento escolar ao compartilhar seus conhecimentos, explicando os possíveis caos, que possam surgir?

3- Líderes conseguem ouvir seus colaboradores, mapear seus dons e habilidades, que cada um possui sem imposição.

Espero, que esse conteúdo tenha ajudado a refletir!

Agradeço pela confiança!

Então decepcionei você e o que achou deste conteúdo? Agregou?

Se for possível mostre aos amigos!

A partir de uma visão lúdica e diferente, do que vai encontrar em propor uma melhoria no estado do Ser.

Caso não tenha tido a oportunidade de avaliar os problemas e o caos, que surgem diariamente em suas vidas e nas empresas.

Nós podemos ajudá-los com uma metodologia própria a partir da vivência lúdica e da aplicabilidade da Inteligência Emocional, como agregar soluções, cuja premissa é resgatar os dons esquecidos e transformar em forças motrizes para vencer os desafios diários.

A propósito vou amar ler seus comentários e opinião sobre o tema apresentado, e assim evoluirmos na formação de nosso Ser.

Ah, recorda-se de um amigo(a), que esteja buscando e precisando de conhecimentos sobre Inteligência Emocional, Empatia Social e como trabalhar o caos nas suas atitudes diárias.

Compartilhe esse artigo e ajude a tornar o lúdico uma cultura colaborativa fantástica a todos.

Este artigo também se encontra no portal da Gestão Lúdika.

Gostaria de receber mais conteúdos lúdicos e diferenciados?

Inscreva-se no portal da Gestão Lúdika, e não receberá SPAM. O objetivo é ajudá-lo com minhas postagens e gerar insights para sua vida e de quem você ama.

Ah, deixa de contar um segredo!

No portal temos um blog incrível, com podcasts (frames lúdicos), vídeos, artigos e posts.

Vai ficar surpreso com os inúmeros conteúdos questionadores e lúdicos. E o melhor toda semana encontrará algo diferenciado.

Siga-nos no LinkedinInstagramFacebookTwiter e Youtube.

Localizem também em seus Smartphones, o canal da Gestão Lúdika em podcast (spotfy, deezer, itunes e soundcloud)

Venha ser lúdico conosco!

Gratidão pela atenção e tomara Deus, abençoe sua semana, propósitos e sonhos.

Grande abraço no coração!

Dênis Castro, Cineasta, Gestor de Projetos, Especialista e Consultor Lúdico para Empresas, Escolas e Negócios, Palestrante e Professor. Vivência com mais de 20 anos em Gestão de Projetos ao propor um trabalho diferenciado em utilizar os conhecimentos lúdicos das conexões cognitivas (emoções enviadas/recebidas) e mapeá-las.

Ah, tinha esquecido o segundo segredo e esta a um clique!

Temos um grupo fantástico no Linkedin – Gestão de Projetos interligando as Conexões Cognitivas (emoções enviadas/recebidas) nas empresas e equipes, e juntos disseminar o conhecimento com reflexões incríveis e valiosas a partir dos olhares do todo.

Este espaço é todo nosso! Compartilhe suas emoções e insights! Assim vamos ajudar mais pessoas na caminhada do saber! 

Gostou!

Clique e pegue seu ticket lúdico!

Terei o imenso prazer em ouvi-lo e apresentar a melhor proposta lúdica para você?

Embora tomar um café lúdico!

Embora realizar um bate-papo lúdico on-line.

Obrigado
Dênis Castro
Especialista Lúdico e Consultor | Gestor de Negócios ! Gestor de Projetos | Professor | Cineasta | Como posso ajudá-lo?

Deixe uma resposta

Artigos e Posts da Gestão Lúdika

Sobre o Autor:

  • Vivência com mais de 20 anos com Gestão de Projetos e Consultor. Atuou em diversos segmentos, rede de franquias, restaurante e corretora de seguros entre outros, foco na implantação, coordenação, gerenciamento e desenvolvimento de novos modelos de negócios.

      Autor: Dênis Castro

      Especialista Lúdico e Consultor | Gestor de Negócios | Gestor de Projetos | Professor | Cineasta | Como posso ajudá-lo?
  • Conhecimento prático nos diagnósticos da gestão, mapeamento de processos (tempo, recursos, custos e riscos), análises de KPI´s para correções e ajustes operacionais. Formação em Cinema, Televisão e Mídia digital, que permite ter um foco estratégico nas atividades

      Autor: Dênis Castro

      Especialista Lúdico e Consultor | Gestor de Negócios | Gestor de Projetos | Professor | Cineasta | Como posso ajudá-lo?
  • aos clientes (diagnósticos, análise de processos administrativos e operacionais), identificação dos Riscos Positivos (individuais e empresa) com acompanhamento do controle dos desempenhos e resultados efetivos. Estuda, desenvolve e aplica a metodologia da

      Autor: Dênis Castro

      Especialista Lúdico e Consultor | Gestor de Negócios | Gestor de Projetos | Professor | Cineasta | Como posso ajudá-lo?
  • Gestão Lúdika ao propor a prática da gestão positiva nos projetos na importância do bem-estar das equipes, times e colaboradores, na adoção da Economia Compartilhada. Propõe Bate-Papos Lúdicos nas empresas para melhorar a todos na equipe por meio da Gestão Lúdika.

      Autor: Dênis Castro

      Especialista Lúdico e Consultor | Gestor de Negócios | Gestor de Projetos | Professor | Cineasta | Como posso ajudá-lo?
  • Professor e instrutor em entidades, associações e colégios, com mais de 15 anos de atuação.

    Pós-Graduado em Gerenciamento de Projetos, Melhores Práticas do PMI com ênfase na Administração.

      Autor: Dênis Castro

      Especialista Lúdico e Consultor | Gestor de Negócios | Gestor de Projetos | Professor | Cineasta | Como posso ajudá-lo?

Nos ajude, compartilhe:

Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no print
Impressão

Estamos à disposição, conte conosco!

Seja Lúdico

Seja Lúdico

Nossas Mentorias

Assine nosso Boletim e Receba Notícias. SEM SPAM!

Deixe aqui sua impressão lúdica? O que achou deste conteúdo?

Nos ajude, compartilhe:

Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter

Estamos à disposição, conte conosco!